Atualmente, o TikTok é uma rede social conhecida por quase todos que usam a internet para negócios ou lazer.
Não à toa, a marca atingiu, em 2019, um bilhão de downloads do aplicativo para dispositivos móveis. Com isso, muitos empreendedores descobriram o potencial dessa rede como plataforma de vendas.
Então, se você gostaria de saber como usar o TikTok para anunciar e vender, confira, neste artigo, dicas para utilizar a ferramenta como aliada do seu negócio.
O QUE É O TIKTOK?
É uma rede social para publicação de vídeos curtos, extremamente popular entre o público jovem.
Aliás, o aplicativo, que começou a se popularizar na China em 2016, oferece muitos recursos. Portanto, é possível produzir, editar, postar, compartilhar, comentar e republicar vídeos, além de interagir com outros usuários.
Assim como em outras redes sociais, também dá para seguir outros perfis, além de curtir, comentar e favoritar os vídeos que mais gostar.
COMO FUNCIONA O TIKTOK?
Os vídeos que viralizam são chamados de “TikTok Trends”. No entanto, a rede social conta com uma aba chamada “Para você”, ou FYP, do inglês for you page, onde são sugeridos os conteúdos de maior interesse para cada um.
Por ter como base vídeos curtos, o TikTok consegue alto grau de engajamento. Até porque, é possível assistir conteúdos sem que isso se torne cansativo. Além disso, disponibiliza muitas ferramentas como:
1. DUBLAGEM
É a principal ferramenta e funciona da mesma forma que um karaokê. Ou seja, o usuário escolhe em um catálogo a música que quer dublar e é só gravar por cima.
2. LIVES
O TikTok permite que seus usuários realizem lives, como forma de interação mais direta com seus seguidores. Para isso, basta abrir o app, clicar no botão “+” na parte inferior da tela e escolher a opção “Live”.
3. DUETOS
É uma forma de postar vídeos em dupla com amigos, tem alto potencial para viralizar e é prático de fazer. Portanto, basta cada um gravar seu vídeo e depois unir os dois, para que sejam exibidos juntos.
4. SLIDESHOW DE FOTOS
Que tal criar uma exibição de slides com fotos da galeria do celular? E, para incrementar, você pode sincronizá-las com músicas, legendas e layouts disponíveis no app.
5. MENSAGENS DIRETAS
Ao postar um vídeo, quem visualiza pode interagir de forma privada, por meio de mensagens. Além de um bate papo, esse recurso também pode servir como uma forma de receber feedback do seu conteúdo.
6. TEXT-TO-SPEECH
Aliás, é uma ferramenta que transforma o texto de um vídeo em uma narração de áudio.
POR QUE VENDER NO TIKTOK?
Primeiramente porque é uma rede social com um grande potencial de crescimento.
Atualmente, o Brasil é o segundo país com mais usuários na plataforma.
Portanto, com público cada vez mais fidelizado e um enorme poder de viralização, o TikTok, sozinho ou aliado a outras redes, pode ser uma eficiente vitrine para todos os tipos de negócios.
COMO VENDER NO TIKTOK?
A plataforma possibilita a divulgação de seu produto ou serviço de uma forma inovadora, dinâmica e voltada para um público jovem, e isso te traz vantagens, por exemplo:
- Permitir uma segmentação mais fácil de ações por faixa etária de público;
- Visibilidade crescente;
- Possibilidade maior de viralizar conteúdos;
Sabendo como usar o TikTok de modo a explorar essas vantagens, são muitas as formas de utilizar a rede social para vender. Uma delas é o “TikTok For Business”, anunciado oficialmente no Brasil em abril de 2021.
Aliás, essa iniciativa tem o objetivo de integrar marcas com o público do TikTok e pode servir para inserir anúncios pagos, com alcance determinado.
No entanto, não é apenas esse recurso que a plataforma oferece. Então, veja outras possibilidades:
1. APRESENTE SUA MARCA NA BIO
Fale um pouco sobre seu negócio, produtos e serviços. Para isso, utilize links e vincule a outras contas de redes sociais para despertar a curiosidade do público.
2. FIQUE ATENTO ÀS TRENDS E CHALLENGES
Trends e challenges são a forma mais fácil de viralizar conteúdo no TikTok. Portanto, fique atento a esse movimento e use-o da melhor forma para encaixar sua marca.
3. ESCOLHA BEM AS HASHTAGS
Por serem ferramentas de busca, as hashtags aumentam o alcance das publicações. Por isso, é importante saber como usar o TikTok com as hashtags certas e levar seu conteúdo para mais pessoas.
4. INTERAJA COM O PÚBLICO
Use vídeos para responder comentários relevantes, faça duetos e costuras. Ou seja, sempre que possível, utilize formas criativas de interagir com seu público, gerando engajamento.
5. FIRME PARCERIAS COM INFLUENCIADORES DIGITAIS
Influenciadores digitais têm números expressivos de seguidores, portanto, parcerias com essas personalidades podem levar sua marca para um público diversificado. COMO COLOCAR LINK DE VENDAS NO TIKTOK?
Para colocar um link clicável na bio do seu perfil, é preciso ter uma conta comercial.
Portanto, vá em:
- “Configurações e privacidade;
- Depois em “Gerenciar conta”;
- Clique em “Trocar para Conta Corporativa”;
- Feito isso, entre no menu e selecione “Editar perfil”;
- Em seguida, clique em “site” e “adicione seu site”;
- Pronto, agora é só inserir o seu link e salvar as alterações.
QUANTO CUSTA UM ANÚNCIO NO TIKTOK?
O valor mínimo para uma campanha de anúncios diários no TikTok for Business é de US$ 50 por dia. Ou seja, o que equivale a R$ 250 na cotação atual.
No entanto, para anúncios pontuais e ações isoladas, o valor é a partir de US$ 20, ou aproximadamente R$ 100 por dia.
E aí, o que achou? Aliás, agora que você sabe como usar o TikTok para vender, pode analisar melhor se vale a pena usar essa rede social no seu negócio. Então, bons negócios e até a próxima!
Fonte: https://www.terraempresas.com.br/blog/como-usar-o-tiktok