Como utilizar a alavancagem financeira?

Você já ouviu falar em Alavancagem Financeira? É um investimento de risco que pode impulsionar sua rentabilidade mesmo que você tenha pouco dinheiro para investir. Continue lendo este artigo que vamos explicar como essa modalidade funciona e como você poderá utilizá-la corretamente.

O que é Alavancagem Financeira?

A Alavancagem é basicamente realizar uma operação financeira com mais dinheiro do que você realmente possui, pois ela permite que o investidor tome dinheiro emprestado de terceiros, como da corretora, por exemplo. Se você ainda não possui uma corretora para te auxiliar, entre em contato conosco e conheça nossas soluções.

Por exemplo, se você possui R$ 10.000 disponíveis para investimento de recursos próprios e a corretora lhe oferece uma margem de 5x o seu valor para realizar a alavancagem financeira, você terá R$ 50.000 para movimentação. Para concluir a operação é necessário oferecer alguma garantia, podendo ser dinheiro, tesouro direto, ações, entre outros.

Com essa possibilidade, o investidor pode multiplicar seu patrimônio rapidamente, porém, por se tratar de um investimento de risco, caso o resultado seja negativo, suas perdas também serão muito maiores.

Operações com Alavancagem Financeira

A alavancagem pode ser aplicada em diversos casos, mas na Bolsa de Valores ela é mais comum nas seguintes operações:

Day Trade: Essas são operações curtas, em que a posição de investimento é aberta e fechada do mesmo dia, onde o investidor busca ganhar nas oscilações do dia. Dessa forma, a operação pode acabar em minutos ou horas, dependendo do caso.

Mercado Futuro: Nessa modalidade, o que é negociado são contratos de intenções. O que isso significa? Não necessariamente mercadorias, o que é negociado são os preços futuros das mesmas, podendo se tratar de commodities, dólar, grãos, boi gordo, etc. Nesse caso, o investidor arca com uma margem de garantia dos contratos. Diferente do mercado de ações, o limite para a alavancagem costuma ser muito maior, porem o risco é proporcional.

Venda a descoberto: Também conhecido como Short Selling, o lucro do investidor está na queda dos preços das ações. Mesmo sem possuir diretamente as ações, ele as vende, e as recompra quando o preço estiver menor, tendo lucro na diferença dos valores. Como ele não é proprietário das ações, ele deve “alugá-las” de seus respectivos donos, ou da corretora para que possa devolver ao finalizar a negociação.

Quais os riscos da Alavancagem Financeira?

A alavancagem pode maximizar muito os lucros do investidor, mas se não for bem-sucedida, o prejuízo também pode ser muito grande. O valor sempre será calculado sob a soma já alavancada, nunca em cima do valor inicial. Dessa forma, optar por essa estratégia demanda muita responsabilidade e planejamento.

É uma estratégia recomendadas para os investidores mais experientes e com o perfil mais arrojado. Se for seu perfil de investidor, faça um mapeamento dos seus riscos, estude o mercado e tenha dados confiáveis sobre o investimento que pretende fazer, só assim você poderá minimizar os seus riscos. Entenda que, da mesma maneira que os lucros são multiplicados, assim serão as perdas.

Compartilhe