Como abrir um negócio com pouco dinheiro? Veja dicas de gestão e planejamento financeiro!

Se organizar para abrir um negócio não é tarefa fácil! É necessário planejamento estratégico, controle de custos, senso de oportunidade, pesquisa de mercado e o mais importante: paciência.

Enfrentar esses obstáculos têm muitos benefícios, e o melhor, pode ser feito com pouco investimento. Mas calma, você não está sozinho nessa! De acordo com o estudo de 2017, produzido em parceria com o Sebrae, o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo – 36 em cada 100 brasileiro adultos são empreendedores.

Então vamos lá!

O primeiro passo de tudo é planejamento. Para quem quer abrir um negócio, com ou sem dinheiro, a chave de tudo está em encarar esse desafio com muita organização. Não basta ter uma ideia e já partir para ação. Além de mentalizar seu empreendimento, pesquise sobre o assunto, defina sua concorrência e seu público-alvo, esses passos vão te ajudar a entender a necessidade do seu nicho e aumentar suas chances de venda.

Olhe com carinho para a internet! Ela pode ser sua melhor amiga na hora de estruturar sua ideia, e o mais importante, na hora da comercialização de seus produtos, por exemplo, expor seu catálogo nas redes sociais ou WhatsApp não custa nada e ainda dá para explorar públicos diferentes.

Outra possibilidade, é montar uma pequena estrutura na sua casa ou vender na rua. Para quem optar por ser ambulante no ramo alimentício, a grande vantagem é a praticidade para o consumidor. Com a correria do dia a dia, muitas vezes, comer na rua é rápido e prático. Você pode atrair mais clientes com um bom atendimento, simpatia, qualidade dos produtos e com preços mais atrativos, já que não vai ser necessário gastar com aluguel de ponto comercial ou outros impostos.

Outra dica é o mercado de beleza, que sempre está em expansão. Com alguns cursos básicos, já é possível montar seu salão de beleza em casa e oferecer os principais serviços, como manicure e corte. Você também pode oferecer para o seu cliente a revenda de cosméticos, nesse caso, não é necessário fazer nenhum tipo de investimento, apenas tornar-se um revendedor autorizado de marcas já consolidadas.

Ah! Nesse começo, invista em seu bairro! Criar um cartão fidelidade, oferecer brindes, realizar entregas aos vizinhos sem cobrar taxa ou adicional, podem ser uma ótima alternativa. O importante é divulgar e agradar os possíveis clientes. Existem vários tipos de negócios que podem aumentar sua renda e até mesmo tornar-se sua renda principal. Aproveite suas habilidades e use sua criatividade a seu favor!

Gostou, então compartilhe!

Compartilhe