APRENDA COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE ROUPAS DO ZERO

O Brasil está entre os principais países no ramo do e-commerce do mercado de vestuário. De acordo com estudo do site cupomvalido.com.br, o país está em nono lugar na escala global.

Ao considerar o desempenho do ano passado, a expectativa é de crescimento. Dados da Pesquisa Mensal do Comércio revelaram uma alta de 1,4% em 2021, comparado ao desempenho de 2020.

Com um cenário promissor e forte atuação do comércio online, investir nesse mercado pode ser uma boa alternativa de negócio. Para isso, é preciso saber como montar uma loja virtual de roupas, o que exige planejamento e boas parcerias.

A concorrência é grande, logo, é preciso ter atenção em cada detalhe na criação de uma loja virtual de roupas.

Foi pensando nisso que criamos este artigo para auxiliar você nesta empreitada. Então, nele, você confere:

  • Como montar uma loja virtual de roupas?
  • Quanto gasta para montar uma loja virtual de roupas?
  • Qual é o lucro de uma loja virtual?

COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE ROUPAS?

Para montar uma loja de roupas virtual, o planejamento é uma das peças-chave. Portanto, vamos ao passo a passo:

1. DEFINA UM NICHO ESPECÍFICO

A definição do público é fundamental, e pode levar ao sucesso ou fracasso do seu empreendimento. Isso porque as vendas dependem de encontrar os clientes certos para o tipo de roupas vendido no e-commerce.

Portanto, ao estabelecer quais serão seus alvos, leve em conta o seguinte:

  1. Informações pessoais: idade, sexo, escolaridade e classe social, por exemplo;
  2. Dados geográficos: características de uma determinada região;
  3. Comportamento: conheça os gostos pessoais e estilos de vida.


Você pode estar se perguntando: como conseguir essas informações para montar uma loja online de roupas? Há órgãos oficiais que podem ajudar, fornecendo informações importantes, como:

  • IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística;
  • IPEA: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada;
  • SEADE: Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados.


Além disso, o Google, por exemplo, oferece ferramentas gratuitas e eficientes que podem ajudar no processo de montagem da sua loja de roupas virtual.

2. CONHEÇA OS SEUS CONCORRENTES

Muitos empreendedores já percorreram esse caminho. Por isso, esteja atento aos seus concorrentes, sobretudo aos erros e acertos já cometidos.

Ter um negócio é desafiador, portanto, os exemplos devem servir de base para você construir sua trajetória.

Por mais que cada loja tenha um perfil específico, o mercado de vestuário é o mesmo. Ou seja, com situações comuns a todos os empreendimentos.

3. TENHA UM PLANEJAMENTO

  • preciso pensar em um planejamento a médio e longo prazo de maneira estratégica, em pontos, como, por exemplo:
  • Estrutura online;
    • Controle financeiro;
    • Ações de divulgação.


Não espere ganhar muito dinheiro já no início, pois o ideal é não contar com lucros nos primeiros seis meses de operação. Além disso, dedique tempo para seu empreendimento. Você pode montar sua loja de roupas virtual pessoalmente ou contar com a ajuda de um parceiro experiente.

No entanto, conhecer seu negócio em cada detalhe dará mais segurança para tomar decisões no dia a dia.

4. PENSE NA LOGÍSTICA

Quando o assunto é a internet, a eficiência é um ponto determinante. Por isso, estabeleça com atenção a logística, sobretudo em relação à agilidade e qualidade na entrega dos produtos.

Ninguém gosta de esperar muito tempo para receber a mercadoria. Por isso, muitos clientes preferem locais que cumprem o prazo de recebimento.

5. INVISTA NO MARKETING

Não importa qual tipo de loja virtual de roupas você decida montar, a divulgação é essencial para o negócio.

A presença online é fundamental para chamar a atenção do público e fazer com que ele visite a loja. Por isso, seja original e criativo para despertar interesse nos clientes. Além disso, é preciso investir em algumas ações:

  • Crie conteúdo: se já tiver o seu público definido, crie conteúdo para interagir, engajar e divulgar sua marca. As redes sociais são ótimas para isso;
  • Apareça no Google: seja por meio de links patrocinados ou pelo SEO orgânico, coloque a sua loja online de roupas em evidência nos buscadores;
  • Relacionamento com o cliente: se o bom atendimento garante bons resultados em uma loja física, a mesma regra vale para uma loja online.

QUANTO GASTA PARA MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE ROUPAS?

Uma das principais dúvidas para criar um site de vendas diz respeito aos gastos iniciais. Portanto, ao montar um plano de negócio, você terá que fazer uma estimativa de gastos e de vendas.

Por mais que o setor seja o mesmo, cada tipo de e-commerce tem características específicas, especialmente no quesito investimento.

Por isso, leve em conta a sua disponibilidade financeira e os objetivos de médio a longo prazo.

No princípio, você pode se formalizar como MEI, por exemplo, para reduzir a carga tributária. Depois, no futuro, basta solicitar o reenquadramento de regime, caso as vendas ultrapassem o teto.

De modo geral, os principais gastos são:

  • Criação e manutenção da loja virtual;
  • Estoque mínimo;
  • Divulgação;
  • Sistema de entrega;
  • Folha de pagamento (caso tenha funcionários);
  • Impostos.

QUAL É O LUCRO DE UMA LOJA VIRTUAL?

De acordo com o Sebrae, a margem de lucro de uma loja virtual gira em torno de 20% a 30%.

Você pode optar por peças mais baratas e vender em maior quantidade ou investir em um vestuário mais sofisticado e ter uma lucratividade maior por item.

No entanto, vale lembrar que a definição do seu público será determinante para as estimativas de ganho.

COMO ESCOLHER A MELHOR LOJA VIRTUAL?

Com todas essas dicas em mãos, outro passo importante é a escolha da plataforma da sua loja virtual. Portanto, observe os seguintes aspectos:

  • Veja se a plataforma permite editar textos, fotos, cores e vídeos, além de incluir formulários e mapas;
  • Em tempos de smartphones em alta, opte por uma ferramenta que tenha versão mobile responsiva e adaptável;
  • Verifique a conectividade com as redes sociais, como o Facebook, por exemplo;
  • Escolha uma plataforma que ofereça informações precisas sobre o frete das mercadorias;
  • Uma ferramenta que ofereça um domínio profissional e personalizado;
  • Escolha uma plataforma que permita o controle do estoque, das vendas e despesas;
  • Observe a segurança oferecida para evitar quaisquer dores de cabeça;
  • Na busca de um melhor atendimento ao cliente, selecione uma ferramenta que tenha conexão com o WhatsApp, por exemplo.

COMO PODEMOS TE AJUDAR?

Aliás, com a Loja Virtual do Terra Empresas, você terá acesso a todos esses serviços de forma prática e fácil.

Nosso pacote contempla todas as alternativas necessárias para que você tenha um e-commerce completo e dinâmico:

  • Plataforma digital: você pode editar sua loja quando quiser, mesmo sem conhecimento técnico;
  • Hospedagem: sua loja online estará disponível 24 horas por dia na internet;
  • Domínio próprio gratuito: você pode personalizar sua loja, aumentando o profissionalismo e a credibilidade;
  • Segurança SSL: sua loja 100% segura com a garantia de proteção de dados pessoais, considerando o vigor da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);
  • Acompanhamento em tempo real: monitoramento do número de acessos e desempenho de vendas;
  • Controle de estoque: gestão completa do estoque, com acompanhamento das vendas e despesas;
  • Melhores condições de frete: o sistema calcula o frete e faz cotações com as melhores transportadoras do mercado;
  • Integração com redes sociais: sua loja será totalmente integrada às redes sociais, ou seja, aumentando sua relevância na busca Google;
  • Suporte técnico: nossos especialistas estão disponíveis 24 horas por dia para ajudar no que for necessário.

Boas vendas!



Fonte: https://www.terraempresas.com.br/blog/loja-online-de-roupas

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